Junta de Freguesia de Meruge

Freguesia de Meruge

Brasão da Junta de Freguesia

História

Situada a cerca de 10 quilómetros da sede do Concelho, a freguesia de Meruge é banhada pela ribeira do Cobral, sub-afluente do rio Mondego.
A Igreja Paroquial tem como orago S. Miguel, embora na freguesia se realizem outras romarias como é o caso da festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, em Setembro, a romaria dedicada a Nossa Senhora do Rosário, em Nogueirinha, e a festa dedicada a S. Bartolomeu.

Meruge é um fitotopónimo que teve origem no português antigo “morujo”, mouragem, designando actualmente a morugem, erva coriofilácea (do tipo cravo), comum em Portugal.

A vila foi um priorado da apresentação dos antepassados dos condes de Melo e pertenceu ao Concelho de Seia até 1837, ano em que transitou para o de Oliveira do Hospital.

A nível económico, a freguesia de Meruge distingue-se das terras vizinhas pela sua forte tradição no comércio de levante de panos, roupas e carne de porco, pelo fabrico de objectos de ferro, pelas oficinas de “mestres” alfaiates e sapateiros, todos eles contribuindo para o seu progresso e afirmação regional. Actualmente, novas componentes se incorporam nesta dinâmica como sejam o turismo e o fabrico de queijo de ovelha e requeijão.

Ao nível do associativismo a freguesia de Meruge destaca-se pela positiva no panorama do Concelho, pela actividade que desenvolvem a Associação dos Amigos de Meruge, com secção de Futebol Federado, Tuna e cantares e uma Sede social moderna e dotada de excelentes infraestruturas, o mesmo acontecendo com a Associação do Centro Recreativo e Cultural Nossa Sra. do Rosário, de Nogueirinha.

A par destas desenvolvem actividade destacada no associativismo juvenil, a Associação dos Jovens da Freguesia de Meruge, associação RNAJ, que apoia a Escola de Musica, o Grupo de Jovens de Nogueirinha. Entrou em funcionamento a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral em que se destaca a sua área de apoio social a jovens e idosos, reconhecida como IPSS e pessoa colectiva de utilidade pública.