Junta de Freguesia de Meruge

Freguesia de Meruge

Brasão da Junta de Freguesia

Associação dos Amigos de Meruge

Foi fundada em 19 de Junho de 1970, para substituir duas agremiações então existentes: a Liga dos Amigos de Meruge e a Sociedade Recreativa e Progresso Merugense. Até ao 25 de Abril viveu numa "apagada e vil tristeza". Foram os ventos de liberdade que então sopraram que lhe abriram os horizontes e a transformaram no que hoje é: a mais fecunda, eclética e activa colectividade da Freguesia e uma das mais prestigiadas do Concelho. Um dos pontos altos da sua existência foi a construção da Sede, situada junto ao ex-libris da povoação, o Terreiro do Santo e a Lage Grande, que passou a albergar todas as Secções, tendo em funcionamento um aprazível Local de Convívio com Bar e um Salão Polivalente para espectáculos e actividades culturais.

A A.A.M., com o apoio da Junta de Freguesia, construiu em 1999 o seu Polidesportivo descoberto, com uma área 22x44 metros, estando a ser ultimados os Balneários e Bar de Apoio, que irão permitir a realização de Torneios de Futebol de 5 e outros eventos desportivos, como sejam o funcionamento da Escola de Ténis, da Escola de Andebol e da Escola de Futebol.


Secção de Futebol
A Secção de Futebol, cuja equipa milita actualmente na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, onde ocupa os primeiros lugares, iniciou a sua actividade "oficial" nos Campeonatos de Futebol da INATEL, em 1976, culminando um longo período de participações coroadas de êxito em Torneios Populares e "jogos amigáveis", iniciadas na década de quarenta/cinquenta, época em que o trabalho voluntário dos entusiastas do futebol de então, ergueu o velho Campo de S. Bartolomeu.

A inscrição nos campeonatos Federados da A. Futebol de Coimbra, viria a efectivar- se na década de 80, do Século passado. Meruge e a Freguesia foram, desde os primórdios, um verdadeiro "alfobre" de bons jogadores, com destaque para Albano Paulo, que venceu a Taça de Portugal pela Associação Académica de Coimbra, José Francisco Abreu, que militou na Primeira Divisão ao serviço do Seixal Futebol Clube e Fernando Miranda, jogador que, quase a perfazer 50 anos, foi por diversas vezes o melhor marcador dos Campeonatos Distritais da INATEL. Dos jogadores vivos, muitos e de reconhecida valia técnica, daremos conta mais tarde.


Tuna e Cantares

A Tuna e Cantares foi criada como Secção Autónoma da A.A.Meruge em 1984, ano da sua primeira apresentação em público. Desde então, o amor à música popular e a dedicação dos seus 25 componentes têm sido a pedra angular do seu permanente êxito e longevidade, traduzido na realização de centenas de espectáculos por todo o País, e uma brilhante actuação em França. Presentemente, preparam a gravação do primeiro CD, que incluirá temas tradicionais com arranjos do Maestro Adriano Júlio e músicas que têm marcado desde a fundação o reportório da Tuna.


Escola de Música

A ESCOLA DE MÚSICA, é fruto de uma parceria entre a Junta de Freguesia, Associação dos Jovens e Tuna e Cantares da Associação dos Amigos de Meruge, estando no auge da sua actividade, contando para este Ano Musical com 27 alunos. A funcionar nas agradáveis instalações do Forno Comunitário de Meruge, nela são ministradas aulas em teclas, cordas (viola, cavaquinho, bandolim, etc), flauta transversal e de Bisel, sob a superior orientação do Maestro Adriano Júlio. Para qualquer contacto pode ser utilizado o telefone 238 602372 (diariamente a partir das 20 horas).


ORGÃOS SOCIAIS:
Assembleia Geral

Presidente – João Alberto Garcia de Abreu
Vice-Presidente – Octávio Abrantes Maceirinha
1º Secretário - Francisco José Sousa Martins
2º Secretário – Aníbal José Abrantes Correia
Suplente – António José Duarte Martins Viegas
Suplente – José A. Costa Garcia

Direcção
Presidente – João Carlos Correia Figueiredo
Vice-Presidente – José Manuel da Costa Garcia
1ª Secretária – Maria Alice Viegas Correia
2º - Carlos Barreiros José
Tesoureiro – António Augusto Nunes Mota
Vice-Tesoureiro – Agostinho Manuel de Brito
Vogal – Lúcia Rocha
Vogal – Eduardo Jorge Silva Garcia

Conselho Fiscal
Presidente – João Garcia Lopes
Vice-Presidente – José António Barreiras
Secretário – Antonino Antunes Marques
Vogal – Fernando Correia Figueiredo