Junta de Freguesia de Meruge

Freguesia de Meruge

Brasão da Junta de Freguesia

INFORMAÇÃO DO PRESIDENTE SOBRE A MAIS RECENTE ACTIVIDADE

Esta será a primeira Reunião Ordinária deste Mandato, desde que tomou posse no dia 29/10/2009. Vamos dar conta a esta Assembleia da Actividade desenvolvida nestes dois meses de exercício.
Das obras realizadas e da actividade da Junta ou por ela apoiada destacamos:


7ª  edição da Feira do Porco e do Enchido – Apesar do mau tempo, a Feira decorreu com normalidade, trazendo até nós milhares de forasteiros que já não dispensam este evento. Constituiu mais um êxito assinalável, sendo a realização gastronómica turística mais importante que se realiza no concelho e na região.
Arranjo da Fonte do Bairro – colocou-se um motor eléctrico novo na Fonte do Bairro, uma pretensão à muito reclamada pelos moradores, tendo a Junta remetido várias vezes o pedido aos serviços camarários sem êxito.
Ofícios -  foram enviados à câmara vários ofícios a dar conhecimento dos assuntos que ficaram sem resolução pelo anterior executivo, como sendo; Colocação de Grelhas na Rua do Corgo – Nogueirinha; Remoção de Poste no Caminho do Pombal; Saneamento no Bairro do Canto e na Rua do Cimo; Apoio à Demolição de Casa em Ruínas; Substituição do  Telhado do Forno Comunitário; Estrada Meruge/Lagares. Algumas Questões; foi também enviado um ofício, a dar conhecimento das Obras Prioritárias e Estruturantes para a Freguesia de Meruge até 2013.
Limpeza de Ruas e Caminhos – prosseguiu a limpeza das Ruas, caminhos e espaços públicos, com corte de relva e cura com herbicida.
POC’S – Foi colocado a trabalhar na Junta através de um POC, o José António Miranda, pedido por nós, mas requisitado ao Centro de Emprego pela Câmara.
Apoios – foram dados 30 Euros para a Nesta de Natal dos Bombeiros de Lagares da Beira; 30 Euros para a Festa de Natal dos Bombeiros de Oliveira do Hospital; 25 Euros para a Liga Portuguesa Contra o Cancro; 150 Euros para a escola 1º ciclo de Meruge 1ª e 2ª classe; 150 Euros para a escola 1º ciclo de Meruge 2ª e 3ª classe e 150 Euros para o jardim de infância de Meruge.
Iluminação de Natal – para além de ter sido feita a iluminação que esta Junta nos habituou em Meruge e Nogueirinha, foi também colocada a iluminação na Capela  Nª Sra. Da Conceição em Meruge, pedido feito pela Comissão da Capela que a Junta satisfez.
Colocação de projector – foi mandado colocar pela Junta um projector para realçar o alçado principal na Capela Nª Sra. Do Rosário em nogueirinha.
Site na Internet – foi melhorado o site de Meruge.com na Internet. Constituindo-se como divulgador do nosso Património histórico e Associativo, para além de conter muita informação útil para a promoção da Freguesia.
Candidaturas – foram elaboradas algumas candidaturas á ADIBER  no âmbito do PRODER: Feira do Porco – pela Junta de Freguesia; Museu do Porco – pela Junta de Freguesia; Passeio Pedestre/BTT – pela ADSCVC; Unidade Móvel Fisioterapia – ADSCVC; Parque S. Bartolomeu – pela Irmandade S. Bartolomeu.
Festa de Natal – realizou-se a festa de Natal , pela primeira vez juntou os idosos, as crianças do Jardim de Infância, as crianças do 1º Ciclo e as crianças da catequese numa Festa conjunta, no final houve um lanche ajantarado oferecido pelos Pais, pela ADSCVC e pela Junta de Freguesia.
JANTAR DE NATAL – realizou-se o tradicional  Jantar de Natal para os funcionários, dirigentes, eleitos, representantes das associações, representantes das irmandades e colaboradores com a Junta e com a ADSCVC. Reflectiu o espírito dominante na freguesia de unidade e cooperação em torno de projectos de interesse colectivo.
Fogueiras de Natal – a Junta disponibilizou o tractor e o pessoal para a organização das fogueiras.
Presépio Vivo em Nogueirinha – o Grupo de Jovens de Nogueirinha organizou o Presépio Vivo, a Junta mandou lá colocar os fardos da palha, as esteira e as grades.  

Meruge, 29/12/2009

O Presidente da Junta
Aníbal José Abrantes Correia