Junta de Freguesia de Meruge

Freguesia de Meruge

Brasão da Junta de Freguesia

INFORMAÇAO DO PRESIDENTE SOBRE A MAIS RECENTE ACTIVIDADE

Esta será a quarta Reunião Ordinária do Ano 2010. Vamos dar conta a esta Assembleia da Actividade desenvolvida pelo Executivo de Setembro a Dezembro.

ARH Centro
– A Junta, com a colaboração da Câmara, reuniram um conjunto de documentos, solicitados por esta entidade, para proceder à legalização do pontão construído para permitir o acesso às Entre-as-Águas e com isso tentar evitar a aplicação de uma coima.
Pedidos de apoio – Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e os Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, endereçaram um convite à Junta para se fazer representar no jantar de Natal dos Bombeiros, não foi possível estar presente no entanto enviou-se um cheque de 25 Euros para cada instituição, foi também deliberado dar um donativo de 25 Euros à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Subsídios – Em reunião do executivo do dia 29/12/2010, foi aprovado por unanimidade atribuir 750,00 Euros, para a Associação dos Amigos de Meruge, 750 Euros para a Tuna e Cantares da Associação dos Amigos de Meruge e 750 Euros para a Associação do Centro de Cultura e Recreio Nª Sª do Rosário.
8ª Edição da Feira do Porco e do Enchido – Apesar do mau tempo, a Feira decorreu com normalidade, trazendo até nós milhares de forasteiros alguns de renome internacional, prova que este evento já ganhou o seu espaço próprio. Constituiu mais um êxito assinalável, sendo a realização gastronómica turística mais importante que se realiza no concelho e na região.
Pedido de Instalações – Foram pedidas as instalações pelo Centro de Novas Oportunidades de Oliveira do Hospital para acção de validação e certificação de competências no âmbito do 9º Ano.
Contrato Emprego Inserção – Estão a trabalhar na Junta, através de um contrato emprego inserção mais, o José António Miranda e através de um contrato emprego inserção, o Amadeu Viegas e o Fernando Oliveira.
Saneamento no Bairro do Canto e na Rua do Cimo – Já estão quase concluídas as obras do saneamento, falta a legalização dos ramais e o respectivo pagamento, para que as pessoas depois possam fazer as ligações.
Muro na variante D. Fernanda Monteiro – Já foi adjudicado o muro na variante D. Fernanda Monteiro à firma Veloso & Veloso, estando para breve o seu inicio. O excesso de água no rio poderá atrasar os trabalhos.
Alcatroamentos – Inicio dos trabalhos de alcatroamento na Rua Quinta da Rigueira até ao novo campo de futebol e a parte que falta entre o S. Bartolomeu e a estrada de Sta. Eulália.
ETAR – Começaram os trabalhos de construção da ETAR. Já informei a Câmara Municipal, inclusive na Assembleia Municipal, que esta obra tão desejada na freguesia implica a execução de outras obras tais como: saneamento no Bairro Mata da Joana e no Bairro Novo em Meruge; no Bairro da Tapada, Rua da Cabine e na Rua Heitor Prata em Nogueirinha. Também alertei para a necessidade de substituição da conduta da água entre Meruge e Nogueirinha.
Ar Condicionado – foi instalado um aparelho de ar condicionado nas instalações do Jardim de Infância, com o objectivo de tornar o espaço mais confortável para as crianças e pessoal docente.
Ofícios – Foi enviado à câmara um ofício a pedir o prolongamento da rede de iluminação pública da Quinta da Vila Nova até à quinta da Santa Cruz, colocação de um bip na quinta do Sr. Lúcio Fernandes e colocação de um espelho na saída do caminho da quinta da Santa Cruz com a estrada Lagares /Meruge; colocação de um espelho na saída do caminho do Sr. Armindo Coelho com a estrada Lagares/Meruge; colocação de um bip a seguir à casa do Sr. Victor Cândido, no poste já existente e colocação de mais um poste e respectivo bip; colocação de um bip na Rua do Monumento junto à casa do Sr. Pedro Viegas.
Iluminação de Natal – Foi instalada a iluminação de Natal em Meruge e Nogueirinha, como vem sendo hábito nos anos anteriores.
Festa de Natal – Realizou-se a a festa de Natal. Esta juntou os idosos, as crianças do Jardim de Infância, as crianças do 1º Ciclo e as crianças da Catequese numa festa conjunta. No final houve um lanche ajantarado oferecido pelos Pais, pela ADSCVC e pela Junta de Freguesia.
Jantar de Natal – Realizou-se o tradicional Jantar de Natal para os Funcionários, Dirigentes, Eleitos da Junta e da Assembleia, representantes das Associações, representantes das Irmandades e colaboradores com a Junta e com a ADSCVC. Reflectiu o espírito dominante na freguesia de unidade e cooperação em torno de projectos de interesse colectivo.
Fogueiras de Natal – A Junta disponibilizou o tractor, pessoal e solicitou os serviços do José Teixeira, com a máquina, para a organização das fogueiras em Meruge e Nogueirinha.
Presépio Vivo em Nogueirinha – O Grupo de Jovens de Nogueirinha organizou o Presépio Vivo, a Junta mandou colocar os fardos da palha, as esteiras, as grades e contribuiu com um donativo de 100 Euros.
Elaboração, Analise e Aprovação do Orçamento, Grandes Opções do Plano, Plano Plurianual de Investimentos, actividades mais Relevantes e Plano de Actividades para o Ano de 2011 – Depois de analisados os documentos, os mesmos foram aprovados por unanimidade, sendo estes remetidos para análise e aprovação na Assembleia de Freguesia a realizar no dia 30/12/2010.
Forno Comunitário – Conforme acordo com a Câmara Municipal na descentralização de competências, vai ser substituída a telha, tratamento das madeiras, colocação de uma porta nova e colocação de um telheiro sobre a porta. A execução dos trabalhos foi entregue à firma Construtora Gavinhense, Lda. Pelo valor de 2.221,00 Euros, acrescido do respectivo IVA.
TMN – Finalmente começaram a ser instalados os equipamentos para a rede móvel terceira geração.



MERUGE, 27/12/2010
O Presidente da Junta
Aníbal José Abrantes Correia