Junta de Freguesia de Meruge

Freguesia de Meruge

Brasão da Junta de Freguesia

INFORMAÇÃO DO PRESIDENTE SOBRE A MAIS RECENTE ACTIVIDADE

Esta será a segunda Reunião Ordinária do Ano de 2012. Vamos dar conta a esta
Assembleia da Atividade Desenvolvida pelo Executivo de Abril a Junho.
Cedência do pessoal - Os membros da junta de freguesia, deliberaram na reunião do dia 10/05/2012, ceder o pessoal, que estão ao serviço da freguesia, através de contrato emprego inserção, à Irmandade Nª Sª do Rosário, para os trabalhos de reabilitação, que estão a ser feitos na capela, com o mesmo nome. Esta foi uma sugestão apresentada pelo presidente da junta, visto que já se tinham elaborado algumas candidaturas para restaurar a capela, sem que estas fossem aprovadas. É uma obra importante para Nogueirinha, porque é utilizada como casa mortuária, não tinha casa de banho e as paredes e madeiras estavam muito degradadas.
Pedido de Barracas - O executivo deliberou emprestar as barracas à freguesia de Seixo da Beira e Ervedal da Beira.
Pedido de transporte - foi deliberado ceder a carrinha de 9 lugares à Irmandade Nª Sª do Rosário, para que a comissão de festas se desloca-se à Espinheira.
Pedido de cedência do Parque de S. Bartolomeu - foi solicitado pelo Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas a cedência do parque S. Bartolomeu, para dar o almoço aos participantes na prova de cicloturismo, como este espaço é da Irmandade S. Bartolomeu, a junta contactou os responsáveis e disponibllizou o pessoal para ajudarem a limpar o parque.
Férias ocupadas - Terminaram as inscrições para as férias ocupadas, posteriormente será marcada uma reunião com todos os participantes para definir as tarefas e períodos de trabalho.
Férias ativas - Em parceria com a ADSCVC, está a ser elaborado um programa de férias ativas, que contempla atividades no exterior e atividades lúdicas e de entretenimento.
Passeio Anual - Realizou-se no dia 9 e 10 de junho o passeio anual, estando sempre presente o convívio e a descoberta de novos horizontes, desta vez fomos (Guarda, Castelo Branco, Nisa, Castelo de Vide, Marvão, Cáceres, Mérida, Badajoz, Elvas, Portalegre, Constância).
Posto dos CTT- Fomos informados das alterações remuneratórias no que se refere ao protocolo com a ANAFRE, relativamente ao posto de Correios, com uma diminuição na
remuneração/comissão na ordem dos 50%, passando para o valor de 293,45€/mês, com efeitos em 1 de setembro de 2012, foi tomado =.desta alteração na certeza dos
constrangimentos que tal medida vai criar a nível financeiro e orçamental, nesta junta.
Ofício da Unidade Pastoral de Oliveira Norte - A solicitar subsídio para a Acaférias a levar a efeito no Poço da Cruz-Mira, entre os dias 27/07/2012 e 06/08/2012, tendo sido decidido atribuir o valor de 35,OO€,por cada participante da freguesia.
Marcha - Apresentação da marcha da freguesia com um lanche no final para toda a população que desejou participar, participação da marcha em Oliveira do Hospital, no desfile de marchas populares, convite para a marcha participar em Sarzedo /I Arganil" e Gouveia.
Arranjo dos Jardins - Requalificação dos jardins em Meruge e Nogueirinha com colocação de flores, dando assim o nosso contributo para uma freguesia mais florida e agradável.
ETAR - Numa reunião efetuada com o Sr. Presidente da Câmara manifestei a minha preocupação pelo motivo das obras da ETAR e das respetivas estações elevatórias estarem paradas, o Sr. Presidente telefonou para o Administrador das Águas do Zêzere e Côa, Eng. Alçada informando-nos este dos problemas financeiros que a empresa executora da obra está a atravessar e que está a comprometer o normal decorrer da obra. Depois de lhe manifestar que os proprietários dos terrenos estavam descontentes com as Águas do Zêzere e Côa por a empresa não ter comprido o que tinha assumido com eles, o Eng. Alçada mostrou desconhecimento e pediu-me para a junta fazer um levantamento junto dos proprietário e lhe enviar.
Limpeza de Ruas e Caminhos - Prosseguiu a limpeza de ruas, caminhos e espaços públicos, com intervenção da niveladora e do corta sebes em alguns caminhos, principalmente no caminho Nogueirinha/Arcozelo. Cura com herbicida e corte de arbustos.
Torneio Damas - Vai-se realizar o gº Torneio Nacional de Damas no dia 30/06/2012, em parceria com a Associação dos Amigos de Meruge.
Aquisição de Terreno - Como é do conhecimento de todos os Membros desta Assembleia, a freguesia tem em sua posse um terreno rústico contiguo ao terreno da sede da junta de freguesia, Que teria que se fazer a escritura aos Herdeiros de Joaquim Bernardo, respeitando um acordo celebrado com este, pela permuta duma parte da palheira existente no terreno, onde foi construído o polidesportivo, mais o valor de 600 000$00, que ele pagou nessa época à Junta.
Como os Senhores Membros da Assembleia têm conhecimento e foi aprovado por vós mediante proposta deste executivo doar o respetivo terreno aos herdeiros de Joaquim Bernardo, encerrando este assunto que já se arrasta a alguns anos. No entanto depois de algum diálogo e de troca de emails conseguimos um acordo que é do interesse da freguesia. Feita a conversão do valor que o falecido Joaquim Bernardo pagou à junta nessa época, mais o valor de parte da palheira que lhe pertencia, acordamos pagar à Sra. Maria Rosinda Alves Pina Bernardo, viúva de Joaquim Bernardo, o valor de 5 500,00 Euros ( cinco mil e quinhentos Euros ). Evitamos a escritura, visto que o terreno está em nome da Freguesia de Meruge e solucionamos definitivamente o problema.