Junta de Freguesia de Meruge

Freguesia de Meruge

Brasão da Junta de Freguesia

INFORMAÇÃO DO PRESIDENTE SOBRE A MAIS RECENTE ACTIVIDADE

Esta será a quarta Reunião Ordinária do Ano 2012. Vamos dar conta a esta Assembleia da Atividade Desenvolvida pelo Executivo de Setembro a Dezembro.
Ciclo do Pão - Realizou-se o ciclo do pão no dia 30/09/2012, organizado pela junta de freguesia e pela ADSCVC,uma iniciativa que tem tido uma grande adesão por parte da população e que muito dignifica a freguesia.

Colocação de corrimões - Foram colocados corrimões em inox, no acesso ao forno comunitário pela parte traseira; da escada junto à casa do SrQ• José Santos até à escada que dá acesso à casa do SrQ• Gregório e nas escadas das Almas, frente a casa do Dr. Agostinho. Também foram colocados 2 corrimões em ferro, um junto à casa da Srª. Adelina e outro no acesso ao polidesportivo vindo da rua do monumento. Com o objetivo de melhorar o acesso a estes locais e criar melhor mobilidade às pessoas com algumas dificuldades.

10ª Feira do Porco e do Enchido - Decorreu no dia 10, 11/09/2012 a 10ª Feira do Porco e do Enchido, este ano as condições meteorológicas ajudaram, o que contribuiu para que houvesse uma grande adesão por parte do público. Constituiu mais um êxito assinalável, sendo a realização gastronómica turística mais importante do concelho e da região.

Subsídios - A junta deliberou atribuir os subsídios às coletividades para fazer face às despesas que as mesmas suportam no desempenho das suas funções. As receitas cada vez são menores, no entanto nós deliberamos manter o valor atribuído no ano anterior, assim sendo atribuímos: 500 Euros, à Associação do Centro de Cultura e Recreio Nª Sª do Rosário; 500 Euros, à Associação dos Amigos de Meruge e 500 Euros à Tuna e Cantares da Associação dos Amigos de Meruge. Relativamente ao Grupo de Jovens de Nogueirinha e à Associação de Jovens da Freguesia de Meruge, foi deliberado não atribuir subsidio, mas apoiar as iniciativas a levar a cabo por estas Associações no âmbito das suas atividades anuais. A escola do lQ Ciclo e Jardim de Infância será dado apoio mediante as necessidades que sejam transmitidas e que sejam reconhecidas pelo Executivo, que posteriormente deliberará sobre o pedido.

Donatlvo - A junta deliberou atribuir um donativo de 30 Euros, aos Bombeiros
Voluntários de O. Do Hospital; 30 Euros, aos para os Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, para a realização dos jantares de Natal dos Bombeiros.

Cedências de Manflhas - Numa reunião com o Presidente da Junta de Folhadosa, foi deliberado a Junta de Freguesia de Meruge ceder 30 manilhas de 50 e a Junta de Freguesia de Folhadosa pagava a máquina e a mão-de-obra, para fazer a ligação do caminho, lagar da avessada com o caminho do Arcozelo.

lIümiiiação de Natal - Foi instalada a iluminação de Natal em Meruge e Nogueirinha, como vem sendo hábito nos anos anteriores.

Fogueiras de Natal - A Junta mandou colocar saibro nos lugares habituais, para organizar as fogueiras de Natal.

Presépio Vivo em Nogueirinha - O Grupo de Jovens de Nogueirinha organizou o Presépio Vivo, a Junta mandou lá colocar os fardos da palha, as esteiras e as grades.

Jantar de Natal - Realizou-se o tradicional jantar de Natal, em parceria com a ADSCVC, para os funcionários, dirigentes, membros da Junta e da Assembleia, representantes das Irmandades e da Igreja, colaboradores da Junta e da ADSCVC. Refletiu o espirito dominante na Freguesia de unidade e cooperação em torno de projetas de interesse coletivo.

Análise e Aprovação do orçamento, grandes opções do Plano, Plano Plurianual de Investimentos, Atividade mais Relevante e Plano de Atividades para o Ano de 2013 -
Depois de analisados os documentos, os mesmos foram aprovados por unanimidade, sendo os mesmos remetidos para análise e aprovação na Assembleia de Freguesia a  realizar no dia 27 do corrente mês.
Análise e Aprovação do Regulamento de Taxas Para o Ano 2013 - Relativamente a este ponto, motivado pela conjuntura que se vive, foi aprovado por unanimidade, propor à Assembléia de Freguesia a manutenção dos vaiares em vigor durante o ano de 2013, aprovados na Assembleia de Freguesia realizada no dia 29/12/2009.

Meruge, 27/12/2013
Aníbal Correia