Junta de Freguesia de Meruge

Freguesia de Meruge

Brasão da Junta de Freguesia

INFORMAÇÃO DO PRESIDENTE SOBRE A MAIS RECENTE ACTIVIDADE

Esta será a terceira Reunião Ordinária do Ano de 2010. Vamos dar conta a esta Assembleia da Actividade desenvolvida pelo Executivo de Junho a Setembro.
Pedidos de apoio - Foram pedidas as barracas da Feira do Porco e do Enchido pelo Município de Oliveira, pela Freguesia do Seixo da Beira, pela Freguesia de Ervedal da Beira, pela Freguesia de Lageosa e pelo Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira, para actividades a desenvolver por estas Instituições, as quais foram cedidas.

Foi cedida a carrinha de 9 lugares à Associação dos Jovens da Freguesia de Meruge, para se deslocar às Caldas de S. Paulo, para participar no torneio de Futsal, foi cedida a carrinha à Irmandade Nossa Senhora do Rosário, foi cedida a carrinha à Associação do Centro de Cultura e Recreio Nª Sª do Rosário, para participar nas provas de carrinhos de rolamentos, foi-lhes também cedido o tractor para a realização da sua prova. Foram cedidas as instalações da cozinha à comissão de festas da Nª Sª da Conceição para confeccionar as refeições aos grupos musicais.
Realização de escrituras – foram realizadas as escrituras de doação do prédio rústico, sito em Vinhas ou Machiais, composto de terra de semeadura inscrito na respectiva matriz predial sob o artigo 465 e do prédio rústico sito em corujeira, Nogueirinha, composto de terra de semeadura, inscrito na respectiva matriz predial sob o artigo 569. Estes terrenos foram doados pelos senhores, José Joaquim dos Reis Chorão e sua esposa, Ricardina Maria Rodrigues da Silva Chorão.
Parque Infantil – foi colocado um Parque Infantil nas instalações da Antiga Escola de Nogueirinha, onde actualmente funciona o prolongamento de Horário das crianças do Jardim de Infância de Meruge, obedecendo às normas de segurança exigidas por lei.
Arranjo dos caminhos – foram arranjados quase todos os caminhos da freguesia, com a intervenção da motoniveladora da câmara municipal, prosseguiu a limpeza das ruas e dos jardins.
Férias ocupadas – decorreu nos meses de Julho, Agosto e Setembro o programa Férias ocupadas com o objectivo de ocupar os Jovens em actividades salutares.
Saneamento no Bairro do Canto e na Rua do Cimo – a Junta de Freguesia foi informada que as obras de saneamento já foram adjudicadas a firma Veloso&Veloso, estando para breve o seu inicio.
Denúncia – foi efectuada uma denúncia por um gabinete de advogados de Oliveira do Hospital, relativo à construção de um pontão provisório para facilitar o acesso ao Parque  das Entre - Àguas, para proceder à limpeza e desassoreamento do rio, o que fez deslocar um técnico da ARH, para tomar conta da ocorrência.
Patrocínio – foi atribuído à Ancose 25,00 € para patrocínio no 25º Concurso Nacional Ovinos Serra da Estrela.
Mostra de Sabores e Tradições da Cordinha ao Cobral – pela primeira vez neste conselho, as Técnicas do CLDS, juntaram cinco Freguesias, ( Meruge, Lagares da Beira, Ervedal, Vila Franca e Seixo da Beira ) e organizaram em parceria no Ervedal, nos dias 25 e 26 de Setembro de 2010,  este evento, com enorme êxito, reconhecido por toda gente que ali foi visitar.
Ciclo do Pão – organizado pelas Técnicas do CLDS e com a colaboração da junta de freguesia de Meruge, O Ciclo do Pão, foi uma prova da capacidade de organização das pessoas que estiveram envolvidas neste evento.
8ª Feira do Porco e do Enchido – vai ser realizada como é hábito, no segundo domingo dia 14 Novembro, esperamos a colaboração de todos.


Aníbal Correia
Meruge, 29/09/2010