Associação dos Amigos de Meruge

Associação dos Amigos de Meruge

Foi fundada em 19 de Junho de 1970, para substituir duas agremiações então existentes: a Liga dos Amigos de Meruge e a Sociedade Recreativa e Progresso Merugense. Até ao 25 de Abril viveu numa “apagada e vil tristeza”. Foram os ventos de liberdade que então sopraram que lhe abriram os horizontes e a transformaram no que hoje é: a mais fecunda, eclética e activa colectividade da Freguesia e uma das mais prestigiadas do Concelho. Um dos pontos altos da sua existência foi a construção da Sede, situada junto ao ex-libris da povoação, o Terreiro do Santo e a Lage Grande, que passou a albergar todas as Secções, tendo em funcionamento um aprazível Local de Convívio com Bar e um Salão Polivalente para espectáculos e actividades culturais.

A A.A.M., com o apoio da Junta de Freguesia, construiu em 1999 o seu Polidesportivo descoberto, com uma área 22×44 metros, estando a ser ultimados os Balneários e Bar de Apoio, que irão permitir a realização de Torneios de Futebol de 5 e outros eventos desportivos, como sejam o funcionamento da Escola de Ténis, da Escola de Andebol e da Escola de Futebol.


Secção de Futebol
A Secção de Futebol, cuja equipa milita actualmente na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, onde ocupa os primeiros lugares, iniciou a sua actividade “oficial” nos Campeonatos de Futebol da INATEL, em 1976, culminando um longo período de participações coroadas de êxito em Torneios Populares e “jogos amigáveis”, iniciadas na década de quarenta/cinquenta, época em que o trabalho voluntário dos entusiastas do futebol de então, ergueu o velho Campo de S. Bartolomeu.

A inscrição nos campeonatos Federados da A. Futebol de Coimbra, viria a efectivar- se na década de 80, do Século passado. Meruge e a Freguesia foram, desde os primórdios, um verdadeiro “alfobre” de bons jogadores, com destaque para Albano Paulo, que venceu a Taça de Portugal pela Associação Académica de Coimbra, José Francisco Abreu, que militou na Primeira Divisão ao serviço do Seixal Futebol Clube e Fernando Miranda, jogador que, quase a perfazer 50 anos, foi por diversas vezes o melhor marcador dos Campeonatos Distritais da INATEL. Dos jogadores vivos, muitos e de reconhecida valia técnica, daremos conta mais tarde.


Tuna e Cantares

A Tuna e Cantares foi criada como Secção Autónoma da A.A.Meruge em 1984, ano da sua primeira apresentação em público. Desde então, o amor à música popular e a dedicação dos seus 25 componentes têm sido a pedra angular do seu permanente êxito e longevidade, traduzido na realização de centenas de espectáculos por todo o País, e uma brilhante actuação em França. Presentemente, preparam a gravação do primeiro CD, que incluirá temas tradicionais com arranjos do Maestro Adriano Júlio e músicas que têm marcado desde a fundação o reportório da Tuna.


Escola de Música

A ESCOLA DE MÚSICA, é fruto de uma parceria entre a Junta de Freguesia, Associação dos Jovens e Tuna e Cantares da Associação dos Amigos de Meruge, estando no auge da sua actividade, contando para este Ano Musical com 27 alunos. A funcionar nas agradáveis instalações do Forno Comunitário de Meruge, nela são ministradas aulas em teclas, cordas (viola, cavaquinho, bandolim, etc), flauta transversal e de Bisel, sob a superior orientação do Maestro Adriano Júlio. Para qualquer contacto pode ser utilizado o telefone 238 602372 (diariamente a partir das 20 horas).

ORGÃOS SOCIAIS:
Assembleia Geral

Presidente – João Alberto Garcia de Abreu
Vice-Presidente – Octávio Abrantes Maceirinha
1º Secretário – Francisco José Sousa Martins
2º Secretário – Aníbal José Abrantes Correia
Suplente – António José Duarte Martins Viegas
Suplente – José A. Costa Garcia

Direcção
Presidente – João Carlos Correia Figueiredo
Vice-Presidente – José Manuel da Costa Garcia
1ª Secretária – Maria Alice Viegas Correia
2º – Carlos Barreiros José
Tesoureiro – António Augusto Nunes Mota
Vice-Tesoureiro – Agostinho Manuel de Brito
Vogal – Lúcia Rocha
Vogal – Eduardo Jorge Silva Garcia

Conselho Fiscal
Presidente – João Garcia Lopes
Vice-Presidente – José António Barreiras
Secretário – Antonino Antunes Marques
Vogal – Fernando Correia Figueiredo

Rua 25 de Abril, n.º5 Meruge 3405-357 Oliveira do Hospital

+351 238 601 430

geral@meruge.com

Horário de Atendimento ao Público

Executivo da Junta de Freguesia de Meruge
Todas as Terças-feiras e Sábados das 21 às 22 horas.

Horário da Secretaria

Segunda a Sexta-feira das 9,30 h às 13 h e das 14,30 h às 19 horas